quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Autobiografia de Bertrand Russell - Prólogo


Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade. Essas paixões, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, em caminho caprichoso, para além de um profundo oceano de angústias, chegando à beira do verdadeiro desespero.

Primeiro busquei o amor, que traz o êxtase – êxtase tão grande que sacrificaria o resto de minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Procurei-o, também, porque abranda a solidão – aquela terrível solidão em que uma consciência horrorizada observa, da margem do mundo, o insondável e frio abismo sem vida. Procurei-o, finalmente, porque na união do amor vi, em mística miniatura, a visão prefigurada do paraíso que santos e poetas imaginaram. Isso foi o que procurei e, embora pudesse parecer bom demais para a vida humana, foi o que afinal encontrei.

Com igual paixão, busquei o conhecimento. Desejei compreender os corações dos homens. Desejei saber por que as estrelas brilham. E tentei apreender a força pitagórica pela qual o número se mantém acima do fluxo. Um pouco disso, não muito, conquistei. Amor e conhecimento, até onde foram possíveis, conduziram-me aos caminhos do paraíso. Mas a compaixão sempre me trouxe de volta à terra. Ecos de gritos de dor reverberam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desprotegidos – odiosa carga para seus filhos – e o mundo inteiro de solidão, pobreza e dor transformam em arremedo o que a vida humana poderia ser. Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro. Isso foi minha vida. Achei-a digna de ser vivida, e vivê-la-ia de novo com a maior alegria se a oportunidade me fosse oferecida.

Para refletir...

7 comentários:

  1. Graça, uma ótima reflexão!

    Por mais que o sofrimento seja presente em nossas vidas, o amor o remedia e faz valer a pena a vida.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Graça
    Minha amiga e colega ... deixo

    .............
    Vamos com o pensamento para onde queremos.
    É nosso ...
    é livre,
    é importante
    que o saibamos Aproveitar e tiremos partido dele
    Um beijo
    ..............
    VOA PENSAMENTO


    Corro o mundo
    O meu pensamento voa...
    Voa rapidamente...
    E foge-me entre os dedos...

    Eu tento agarrar...
    Abro as mãos...
    Mas não consigo...
    E deixo-o ir...

    Como é bom fugir...
    Como é bom voar...
    E tu pensamento...
    lá vais mundo fora...

    Mas como tudo na vida...
    Vais e voltas...
    E eu aqui, espero-te...
    E quando vieres...
    Com as minhas mãos...
    Vou agarrar o sonho...
    Que vem dentro de ti!...

    LILI LARANJO

    ResponderExcluir
  3. Lili,
    que lindo esse poema, amiga!!!
    Parabéns, pois vc me sensibilizou agora...
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Érica, minha princesa...
    Adoro vc!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Entrei profundamente no texto. Carregamos o sofrimento do mundo e nossa impotência nos leva adiante procurando nos amar pra doar amor ao próximo. O nosso único compromisso com Deus é ser feliz e fazemos muito para não sermos. Ele nos deu esse presente que é a vida, para compartilhar o nosso melhor. Muitas vezes uma palavra de amor valem um sorriso.
    Qto ao Davi,esse milagre ainda está com preguiça, hoje novamente passou o dia no hospital,depois de constatado que ele está bem, voltou pra casa para que Deus decida a hora. rs...bjão e obrigada

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkk........O amor é lindo Graça.

    Beijos ...Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  7. Maravilhosa reflexão........
    Porque sofrimento pode se tornar precioso apredizado...e quem ama, um amor vibrante a ativo, já tem o caminho atapetado de flores!
    Adorei
    Beijão
    Bea

    ResponderExcluir

 
© Template Scrap Suave|desenho Templates e Acessórios| papeis Bel Vidotti