Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governaram minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade. Essas paixões, como os fortes ventos, levaram-me de um lado para outro, em caminho caprichoso, para além de um profundo oceano de angústias, chegando à beira do verdadeiro desespero.
Primeiro busquei o amor, que traz o êxtase – êxtase tão grande que sacrificaria o resto de minha vida por umas poucas horas dessa alegria. Procurei-o, também, porque abranda a solidão – aquela terrível solidão em que uma consciência horrorizada observa, da margem do mundo, o insondável e frio abismo sem vida. Procurei-o, finalmente, porque na união do amor vi, em mística miniatura, a visão prefigurada do paraíso que santos e poetas imaginaram. Isso foi o que procurei e, embora pudesse parecer bom demais para a vida humana, foi o que afinal encontrei.
Com igual paixão, busquei o conhecimento. Desejei compreender os corações dos homens. Desejei saber por que as estrelas brilham. E tentei apreender a força pitagórica pela qual o número se mantém acima do fluxo. Um pouco disso, não muito, conquistei. Amor e conhecimento, até onde foram possíveis, conduziram-me aos caminhos do paraíso. Mas a compaixão sempre me trouxe de volta à terra. Ecos de gritos de dor reverberam em meu coração. Crianças famintas, vítimas torturadas por opressores, velhos desprotegidos – odiosa carga para seus filhos – e o mundo inteiro de solidão, pobreza e dor transformam em arremedo o que a vida humana poderia ser. Anseio ardentemente aliviar o mal, mas não posso, e também sofro. Isso foi minha vida. Achei-a digna de ser vivida, e vivê-la-ia de novo com a maior alegria se a oportunidade me fosse oferecida.
Para refletir...
Graça, uma ótima reflexão!
ResponderExcluirPor mais que o sofrimento seja presente em nossas vidas, o amor o remedia e faz valer a pena a vida.
Beijo.
Graça
ResponderExcluirMinha amiga e colega ... deixo
.............
Vamos com o pensamento para onde queremos.
É nosso ...
é livre,
é importante
que o saibamos Aproveitar e tiremos partido dele
Um beijo
..............
VOA PENSAMENTO
Corro o mundo
O meu pensamento voa...
Voa rapidamente...
E foge-me entre os dedos...
Eu tento agarrar...
Abro as mãos...
Mas não consigo...
E deixo-o ir...
Como é bom fugir...
Como é bom voar...
E tu pensamento...
lá vais mundo fora...
Mas como tudo na vida...
Vais e voltas...
E eu aqui, espero-te...
E quando vieres...
Com as minhas mãos...
Vou agarrar o sonho...
Que vem dentro de ti!...
LILI LARANJO
Lili,
ResponderExcluirque lindo esse poema, amiga!!!
Parabéns, pois vc me sensibilizou agora...
Bjssssssss
Érica, minha princesa...
ResponderExcluirAdoro vc!!!!!!!!!!!!!
Entrei profundamente no texto. Carregamos o sofrimento do mundo e nossa impotência nos leva adiante procurando nos amar pra doar amor ao próximo. O nosso único compromisso com Deus é ser feliz e fazemos muito para não sermos. Ele nos deu esse presente que é a vida, para compartilhar o nosso melhor. Muitas vezes uma palavra de amor valem um sorriso.
ResponderExcluirQto ao Davi,esse milagre ainda está com preguiça, hoje novamente passou o dia no hospital,depois de constatado que ele está bem, voltou pra casa para que Deus decida a hora. rs...bjão e obrigada
kkkkkkk........O amor é lindo Graça.
ResponderExcluirBeijos ...Beijosssssssss
Maravilhosa reflexão........
ResponderExcluirPorque sofrimento pode se tornar precioso apredizado...e quem ama, um amor vibrante a ativo, já tem o caminho atapetado de flores!
Adorei
Beijão
Bea