(Poemas visuais da série "Convergências" - do catarinense Tchello d'Barros - que integram a
exposição homônima, já exibida em Blumenau/SC, Maceió/AL e João Pessoa/PB. P projeto
conta tb com uma oficina de Poesia Visual. www.tchello.art.br)
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"Até prova em contrário, este seria O PRIMEIRO POEMA VISUAL conhecido: O OVO, do grego Simias de Rodes, três séculos antes de Cristo." |
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Tratarei aqui do Projeto de pesquisa de pós-doutoramento, sob a orientação de
Antônio Miranda, em uma série de diversos capítulos.
Antônio Miranda, em uma série de diversos capítulos.
Sobre o criador do Projeto:
Nos anos 50, Antônio Miranda já era um poeta discursivo conforme os modelos ao seu alcance e continuou na mesma trajetória, assimilandoe criando estilos. Mas, como tantos outros poetas de sua geração, fez as suas experiências nos moldes do concretismo e do neoconcretismo. Adotou o pseudônimo de Da Nirham Eros e chegou a publicar no SDJB, a expor no Brasil e na Argentina os seus “poegoespaços” e participou dos grupos Integración e Madi. O poegoespacialismo foi reconhecido pelo crítico Roberto Pontual como renovador. Então, prefere depois usar um termo mais abrangente – Arte Verbal de Vanguarda - numa exposição e num curso que promoveu em Buenos Aires, em 1962, no sentido de associar aquelas criações às artes plásticas e poéticas integradas, como hoje em dia é uma associação natural entre os praticantes da Poesia Visual. E, para Antônio Miranda, "os poetas visuais continuarão multiplicando-se e surpreendendo-nos com o domínio da criação e do uso das tecnologias." Poegoespaço de Da Nirham Eros (Antonio Miranda) Outras representações de "poegoespaços"; TRANSVERSAL, CRUZADO E PAZ PODRE, igualmente ou mais interessantes, VALE A PENA ver nesse link: http://www.antoniomiranda.com.br/da_nirham_eros/poego_ spaco.html Dentre os autores inseridos nesse Projeto está EDGAR BRAGA, e as opiniões sobre seus poemas divergem... Antônio Miranda não o considera um poeta concretista. |
ive morto vive
morto vive morto
vivo
vive
morto
vive
morto
vivo
viva o morto
morto vive morto
vivo
vive
morto
vive
morto
vivo
viva o morto
Sobre sua obra, o poeta Augusto de Campos escreveu, no poema Algo sobre Algo:
"o que espanta em Edgard Braga é a liberdade total da criação, que faz com que, perto
de seus poemas, as mais ousadas tentativas de atualização ou rejuvenescimento de certos
poetas da velha geração pareçam tímidos ensaios de recauchutagem." Porém, tanto
Augusto de Campos como Décio Pignatari viam em Edgar certo amadorismo no traço
de seu desenho, já que, ao contrário dos concretistas que têm seus poemas
cuidadosamente pensados, e em Braga "o que nele sente, pensa depois".
de seus poemas, as mais ousadas tentativas de atualização ou rejuvenescimento de certos
poetas da velha geração pareçam tímidos ensaios de recauchutagem." Porém, tanto
Augusto de Campos como Décio Pignatari viam em Edgar certo amadorismo no traço
de seu desenho, já que, ao contrário dos concretistas que têm seus poemas
cuidadosamente pensados, e em Braga "o que nele sente, pensa depois".
"Rozélia insistia em me dizer que (Eduardo) Braga era PUNK: rabiscos em qualquer
pedaço de papel, economia de signos gráficos, utilização de material barato,
truques (à Orson Welles) ao redatar, várias vezes, cópias de um só poema.
O punk não deixa de ser uma tradução/diluição industrial de Dada, o movimento
modelo de toda a arte do provisório e do precário deste século. As coisas fazem
sentido. Se Kurt Schwitters inventou a genial arte MERZ, Braga, forçando um
pouco a barra, inventou o TATOEMA, grafite de câmera (feito para o papel, não
para os muros da cidade), bricolando o verso curto, descontínuo, o desenho e
a pintura de palavras na pele do poema." (Antônio Miranda)
pedaço de papel, economia de signos gráficos, utilização de material barato,
truques (à Orson Welles) ao redatar, várias vezes, cópias de um só poema.
O punk não deixa de ser uma tradução/diluição industrial de Dada, o movimento
modelo de toda a arte do provisório e do precário deste século. As coisas fazem
sentido. Se Kurt Schwitters inventou a genial arte MERZ, Braga, forçando um
pouco a barra, inventou o TATOEMA, grafite de câmera (feito para o papel, não
para os muros da cidade), bricolando o verso curto, descontínuo, o desenho e
a pintura de palavras na pele do poema." (Antônio Miranda)
Além dos poemas em si, afirma Antônio Miranda, "o que especialmente
me impressiona em Braga é ele ter começado a revolucionar sua poesia
numa idade (60 anos) em que os poetas brasileiros costumam entregar
os pontos."
me impressiona em Braga é ele ter começado a revolucionar sua poesia
numa idade (60 anos) em que os poetas brasileiros costumam entregar
os pontos."
Os poemas de "Soma" foram selecionados por Augusto, Décio e Haroldo.
A diagramação é de Décio. Os tatoemas de "Algo" foram escolhidos por Augusto
A diagramação é de Décio. Os tatoemas de "Algo" foram escolhidos por Augusto
e Décio, que também os diagramou. Em "Tatuagens" Augusto de Campos e
Antônio Miranda selecionaram os trabalhos e Júlio Plaza fez o projeto gráfico.
Antônio Miranda selecionaram os trabalhos e Júlio Plaza fez o projeto gráfico.
“Há poesia sim, mas não poesia tal como a elaborada a partir dessa
máquina-infernal-digital que chamamos de linguagem, mas poesia
a partir das pulsões e ritmos enérticorporais, que conseguem criar
palimpsestos com vitalismo. É na troca do tipo-gráfico pelo topográfico
que a poesia de traços-desenhos (como substitutos primários) urde
a textura que indica (em todo seu frescor) o Braga. Assinatura.
Julio Plaza"
a partir das pulsões e ritmos enérticorporais, que conseguem criar
palimpsestos com vitalismo. É na troca do tipo-gráfico pelo topográfico
que a poesia de traços-desenhos (como substitutos primários) urde
a textura que indica (em todo seu frescor) o Braga. Assinatura.
Julio Plaza"
Ainda bem que "o rigor formal do concretismo evitou que os
tatoemas de Braga — anteriores à onda de grafite que invadiu
São Paulo — descambassem numa graforréia poética."
São Paulo — descambassem numa graforréia poética."
(Projeto realizado em homenagem à poesia visual e para celebrar os 50 anos (2006) do Movimento de Poesia Concreta, que se afastava definitivamente de suportes semânticos e sintáticos, lançada em dezembro de 1956 )
Graça, olha que barato. Participei do lançamento do livro Desbragada, e da exposição no cento cultural, lá nos idos dos anos 80. Conheci o Braga, um amorzinho, logo depois ele morreria. Eu gosto demais do trabalho dele. Gostei muito de ler as v[arias opiniões sobre ele. Muito bom seu trabalho.
ResponderExcluirQue post interessante, Graça.
ResponderExcluirGostei!
Você é muuuito gentil, viu?
Valeu pelo carinho de sempre.
Adoro a sua pessoa também.
Beijo grande.
Oi, Graça !!!!
ResponderExcluirAchei o projeto muito interessante a charmoso.
Trabalha a poesia e as formas....são versos em formato de figuras e isso deve ser bem dificil de ser feito.
Eu não conheçia esse projeto, mas achei muito bonito.
Um abraço !!!!!
Nossa,arrasou! Isso é que é criatividade. Gostei demais do filme. Progeto maravilhoso. Hoje estou passando pra agradecer a amizade e o carinho amiga. estou triste e sem inspiração. A morte do Koda, o nosso cão lá da imobiliária acabou comigo. Só choro,mas, passei pra te ver. Montão de bjs e abraços cheios de carinho
ResponderExcluirLi tudinho fessora! Tô aprendendo! É superbacana esse lance aí, aqui em Porto Alegre tem poêmas no ônibus - não sei se tem aí também - e é legal quando tem algum poema visual, eu fico olhando de um jeito e olhando de outro, e virando a cabeça, e torcendo os miolos e derrepente: é hora de descer!
ResponderExcluirUm abraço!
Olá Das Graças!!
ResponderExcluirQuando o computador tal como conhecemos, deixar de existir, como muitos outros avanços eletroeletronicos
que tornaram-se obsoletos, Vamos contemplar a Poesia Holográfica.
Excelente Projeto.
Bom final de semana com muitas bençãos.
Beijo pra vc.
Hod.
Graça...muuuuuuito obrigado mesmo pelo coment la no blog, e inclusive o respondi lá mesmo, desculpe. Depois explico, ok? passe por lá e veja.
ResponderExcluirbeijos querida.
adoramos a ti
Julio e Lisa
Fazer poesia visual, requer muita criatividade e imaginação.
ResponderExcluirSimplesmente lindo, e ter capacidade para absorver a mensagem das mesmas.
Parabéns!
Estou aqui também para te dizer que tenho uma surpresa para ti, no meu blog.
Passa por lá!
Abraços,
LUmeNA